Follow Me !

quinta-feira, 3 de junho de 2010

De cara Nova!!



Resolvi mudar o visual do Blog! Gostei muito, espero que gostem também! Acho que isso indica alguma coisa... Acho que sou eu que preciso de "mudança"... Então vamos falar sobre mudar...
Se você pode ser uma pessoa melhor, para que ser você mesmo?
Talvez você ache estranha essa história de mudar de "Eu". Afinal, como posso mudar o que eu sou? A base da idéia é distinguir que existem pelo menos duas possibilidades para "ser". Existe o que sou de verdade e existe o que acredito que sou. Não posso mudar o que sou, mas posso mudar o que acredito que sou.
O que alguém acredita que é define comportamentos possíveis. Por exemplo, se realmente acredito que sou tímido, e se passa pela minha mente um comportamento mais extrovertido, pode ser que seja inibido devido àquela crença. Acreditar que sou capaz de lidar com qualquer situação certamente vai me fazer buscar alternativas, ao invés de desistir. Ou seja, se eu acreditar direitinho, meu cérebro não distingue entre a crença e a verdade.
Um aspecto relacionado às crenças sobre minha identidade é que pode haver distorções. Pode ocorrer que eu acredite em limitações sobre minha capacidade de escrever, e nem tento. Mas o que você acredita que acontecerá se eu começar com uma versão preliminar, depois pesquisar na internet, aplicar técnicas para provocar idéias, dedicar 5 minutos por dia a aperfeiçoar o texto, e ainda pedir a dois amigos para criticar e fazer sugestões? Resumindo, o que alguém acredita que é pode ser ou não útil.
Outro aspecto da identidade é: como alguém determina e sabe que é alguma coisa? Como é que alguém "sabe" que é "brigão", por exemplo? Certamente deve ser porque têm padrões de comportamento ligados a brigas. Como um tímido sustentará sua crença se não lembrar-se de situações em que agiu com timidez? Portanto, toda crença tem que ter experiências que a comprovam para a pessoa. Esta é a pista para mudar o que somos: se determino o que sou pelos meus comportamentos anteriores, se eu mudar meus comportamentos, logo serei diferente.
É curioso o círculo que se forma: meus comportamentos passados determinam o que acredito que sou, e o que acredito que sou influencia meus comportamentos. É semelhante aos hábitos: "primeiro você faz o hábito, depois o hábito te faz" .
Como mudar então? A solução é intervir inteligentemente nos seus modelos mentais, usando a imaginação para semear novas possibilidades de comportamentos. Um dos nomes para isto é ensaio mental. Você simplesmente dedica algum tempo a ficar imaginando possibilidades de ação, criando experiências internas que depois servirão de referência (ouvi dizer que o Pelé ensaiava jogadas, e pilotos de Israel se treinavam usando esta estratégia) . Por exemplo, um tímido pode imaginar-se fazendo algo bem extrovertido, como falar em público. Pode ser que ele se imagine bloqueado, mas como é apenas imaginação, ele pode imaginar-se falando pelos cotovelos, descontraidamente, que não há perigo. Você pode afirmar que, dependendo do que ele falar, vai passar por toda a vergonha que supõe que pode sentir. Concordo. O que ele pode fazer então é imaginar-se também previamente preparando o que vai dizer. Simplesmente dedique algum tempo a imaginar possibilidades para os acontecimentos e praticar respostas possíveis. Imagine algo inesperado e procure alternativas de ação. Tenha em mente que você não vai "adivinhar" o futuro, este nunca é totalmente previsível e o detalhamento final das decisões sempre é feito momento-a-momento. O que você vai estar fazendo é gerando inspirações, que no momento apropriado vão surgir espontaneamente em sua mente. Assim você também vai preservar sua espontaneidade, já que são inspirações e não programações. Uma vez, fiquei incomodado por comer demais e sentir a barriga estufada. Resolvi aplicar essa estratégia: imaginei que, das próximas vezes em que fosse comer, me lembraria dessas sensações incômodas. Fiz isso apenas algumas vezes, e no almoço seguinte, lá estavam as lembranças. Eu continuava escolhendo, mas as lembranças me alertavam da possibilidade, e isso melhorou minha forma de me alimentar.
Pelo menos três comportamentos serão necessários para que um padrão interno seja instalado. E se você fizer essa prática para contextos variados (casa, trabalho, lazer, relacionamento), a probabilidade de sucesso será maior.
Esta é uma forma simplificada de você fazer intervenções em si mesmo; existem várias outras opções para isto. Você tem em mãos uma das mais potentes ferramentas do universo: a sua imaginação. E talvez a distância entre você e um eu melhor seja apenas duas ou três repetições.
Virgílio Vasconcelos Vilela


Vale a pena pensar sobre isso...




9 comentários:

  1. GOSTEI DA CARA NOVA DO BLOG!
    FICOU MUITO FOFO!

    ResponderExcluir
  2. oi.. seu blog ta lindo..
    ah, minha unha é assim por que eu roia mesmo kkk
    ficaram horriveis.. segue meu outro blog valqs.blogspot.com lá que eu falo mais da dieta.. bjim

    ResponderExcluir
  3. Oi Cá!

    Legal esse post!
    Olha se vc quiser,eu te dou metade da minha determinação!Mas na verdade o que me motiva é minha vontade de usar uma calça que comprei lindérrima!Claro que ela é um nº bem menor(44) e eu uso 50 ou 48!Todos os dias olho pra ela e minha força de vontade aumenta,pq meu desejo de usá-la é bem maior!Ai eu nem jaco pra não correr o risco de não entrar em mim!
    Eu determinei que em julho eu entrarei nela,e não tem ngm que me faça desistir!

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Oi carol, tem selinho pra vc no meu blog.
    bjo
    CYnthia

    ResponderExcluir
  5. Thiago Guimarães4 de junho de 2010 16:17

    Adorei a mudança, está cada dia melhor ! desejo que continue com a determinação que é tua de caráter, sobre o post, as pessoas me acham extrovertido, mas na verdade eu tento prever cada passo, e por isso tento me sair bem das situações, mas é só acontecer algo que eu n tinha previsto, que ´pronto meu comportamento é outro !

    beeeijooosss !!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Passando para desejar que tenha um domingo especialmente light,



    Bj.........

    ResponderExcluir
  7. Olá carol gostei mt da nova cara do seu cantinho..qrda q bom q as mudanças positivas estão fzndo parte d seus pensamentos,o caminho é esse,foca o foco e segue até ele,s caires,levanta,sacode a poeira e dá a volta por cima!!bjinhos..

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pela visita, fico muito feliz. Pois é, tem épocas que a gente pára e começa a pensar na vida, a fazer mudanças e ver que tem necessidade disso mesmo. Pois para mudar por fora tem que mudar por dentro, botar a cabeçinha no lugar(tô passando por esse processo, rs). Estou seguindo seu blog e te achei linda, que Deus conserve sua beleza sempre. Bjs no coração e apareça sempre que quiser, será muito bem vinda.

    ResponderExcluir
  9. ...traigo
    sangre
    de
    la
    tarde
    herida
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazón
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    TE SIGO TU BLOG




    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesía...


    AFECTUOSAMENTE
    CAROL

    ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE BLADE RUNNER, CHOCOLATE, EL NAZARENO- LOVE STORY,- Y- CABALLO,

    José
    ramón...

    ResponderExcluir